As Casas Peralta brotaram da determinação do casal Armando e Laurentina em recuperarem as casas que os viram nascer e, a partir daqui, dar a conhecer as aldeias onde cresceram, rodeados pela tradição, ruralidade e natureza que, tão bem, caracterizam as encostas das Serras da Arada e da Freita.
A Casa da Leira Pereira, situada em plena aldeia da Póvoa das Leiras (União de Freguesias de Candal e Carvalhais – S. Pedro do Sul) foi a primeira a ser intervencionada. Em 2006, este casal transformou um simples palheiro, outrora berço do nascimento do Sr. Armando, numa casa típica da região, com uma traça encantadora, que alia o xisto e o granito locais, numa harmoniosa combinação.
Mais tarde, em 2013, este empreendedor casal decidiu recuperar a casa que serviu de berço ao nascimento da Sra. Laurentina, a Casa Amarela. Localizada na pitoresca aldeia de Cabreiros (União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra – Arouca), esta casa alia a ruralidade à contemporaneidade, numa simbiose perfeita entre o rústico e o moderno.